terça-feira, agosto 09, 2005
 |
Porque os jabutis se escondem do mundo |
Jabutis são bichinhos inteligentes, embora frágeis e emotivos.
A natureza, sábia, lhes deu uma carapaça espessa. Limitada, talvez, se levarmos em conta que ela os protege das intempéries, mas não das palavras ásperas. Por isso lhes foi dada a opção de poderem se encolher em seu interior quando tiverem vontade.
Jabutis se escondem porque não compreendem o mundo que os cercam. Tudo acontece muito rápido, rápido demais para que acompanhem com seu olhar vagaroso. Mesmo que vivam relativamente muito tempo, pouco proveito conseguem tirar das cousas, porque as cousas não ligam para os jabutis.
Inseguros, ficam frustrados por perceberem sua incapacidade com relação a tudo.
Não que por isso um jabuti deixe de primar por uma vida melhor. Talvez aí resida a culpa do porquê os jabutis se sentem tão deslocados diante de todos os outros, jabutis ou não-jabutis.
Um jabuti acaba não querendo ser um jabuti. Tenta renegar sua natureza, sua casta e sua raça.
O tempo dispendido entre a revolta e a decepção fica em função de como o jabuti acha que deveria levar sua vida, sem que essa vida seja a vida de um jabuti. Alguns querem ser gente, outros, aves... e alguns poucos outros, mais conscientes da sua própria realidade, sonham apenas em serem tartarugas e cágados.
Mas a vida e o tempo são implacáveis com os jabutis, assim como o são com todos os bichos que não servem para serem de estimação, e nem como ingrediente principal para uma boa receita culinária - exceto no que se refere às indias menstruadas das tribos Kaapor.
Assim, se assombram com a falsa segurança dos seus colegas jabutis, e os invejam.
Temem as atitudes dos seus pares. Temem ser feridos por eles, e acabam por ferí-los antes, em troca de uma breve e rara sensação de superioridade.
E se assustam ao perceberem que, não importa o que façam, suas expectativas de vida não serão realizadas. Nunca.
Se assustam, se deprimem, e se escondem.
posted by Pinguim
***********
Plástico bolha é a verdade, a luz e e caminho.