terça-feira, julho 04, 2006



Eu devia ter 14 ou 15 anos quando gastei mais da metade do meu salário (ainda não recebido, pedi um "vale") de office-boy nos quatro primeiros volumes de "Operação Cavalo de Tróia". Ganhava R$ 150,00 por mês, na época.

Havia ouvido falar da coleção por um amigo do meu pai, alguns bons anos antes.
Ele havia contado que a série narrava a história de um experimento secreto, onde algumas pessoas voltavam no tempo até a época de Jesus Cristo.
Não me importava tanto a história de Jesus Cristo (afinal, ela já estava na Bíblia), mas as palavras "experimento secreto" e "viagem no tempo" me interessaram muito, e me deixaram com aquilo na mente por muito tempo.

Quando me deparei com os livros, na estante de uma papelaria, voltei para o escritório e pedi o adiantamento para comprá-los. Este só me foi dado por tremenda complascência da minha superiora, diante do meu pedido (eu tinha fama de ser rato de livros).

Lembro de ter demorado quase um mês para ler o primeiro, mas de ter devorado em poucos dias os volumes seguintes - o terceiro foi lido em 2 dias.
Lembro de ter chorado em uma ou duas passagens do primeiro volume (ou teria sido do segundo?) - meio gay, eu sei.

Também lembro do filho-da-puta que me pediu o primeiro livro emprestado, praticamente novo, e de tê-lo devolvido num estado lamentável - o que me fez nunca mais emprestar meus livros para quem eu não tinha certeza que iria cuidar bem deles.

Os volumes seguintes foram saindo aos poucos, mais ou menos no intervalo de 3 ou 4 anos um do outro.

Terminei hoje de ler o sétimo volume da "obra".
Apesar de ter minhas reservas quanto a veracidade da história, de modo geral - e em muitos pontos específicos -, não posso negar o bom senso oriundo de boa parte das linhas narradas (ou ficcionadas) por quem quer que as tenha escrito.

Com exceção da minha mãe, ex-freira, e que achou o conteúdo técnico do primeiro volume muito maçante, todos que conheço e que leram a série, gostaram.

Fica a dica.


posted by Pinguim




***********

Plástico bolha é a verdade, a luz e e caminho.